quinta-feira, 11 de março de 2010


Função de Linguagem
As funções de linguagem servem para emocionar,impressionar,manipular,ordenar e essas funções usadas na Comunicação são as seguintes:
•Função Referencial
•Função Apelativa
•Função Emotiva
•Função Emotiva
•Função Fática
•Função Poética
Função poética

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
Assim, é mais comum em textos literários, especialmente nos poemas que enfatizam com mais frequência a subjetividade. No entanto, podemos encontrar este tipo de função nos anúncios publicitários e na prosa, bem como aliada aos demais tipos de função, como da emotiva.
É muito comum a utilização de palavras no seu sentido conotativo (figurado) ao invés do denotativo (do dicionário).
Veja exemplos da função poética em




Anúncio publicitário:

"Chegou o milagre azul para lavar!
Lave na espuma de Omo e tenha a roupa mais limpa do mundo!
Onde Omo cai, a sujeira sai!" (propaganda Omo, 1957)

Função Referencial

Quando o objetivo do emissor é informar, ocorre a função referencial, também chamada de denotativa ou de informativa. São exemplos de função denotativa a linguagem jornalística e a científica.

3 comentários:

  1. listening to the sound: the material is the worst Taps UK resolved, good leader is the whole cast copper, Bathtub Taps. If the sound is very crisp, Pull Out Kitchen Taps must be stainless steel, the quality difference would a grade

    ResponderExcluir