quinta-feira, 25 de março de 2010

   AVIÃO C-5 GALAXY EXPLODE
Uma descompressão explosiva maciça a 7 mil metros de altura provocou a queda, ontem, nas proximidades de Saigon, do avião C-5A Galaxy, o maior do mundo, que transportava 150 crianças vietnamitas órfãs para os EUA.
Os aviões C-5galaxy são aviões cargueiros produzido pela empresa estadunidense Lockheed Martin, e usado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Em tamanho o Lockheed C-5 Galaxy só não excede o An-124 Ruslan e o An-225 Myria. O desenvolvimento do Galaxy começou no início da década de 1960 para atender ao requerimento CX-4.
A partir de 1960, com o aparecimento de reatores mais potentes, passou a ser possível criar um avião de transporte militar de tamanho gigante. O objectivo para a Lockheed era transportar no porão um peso de 115 toneladas durante 6000km, ou 65 toneladas durante 12000km, podendo utilizar uma pista 1200 metros. O primeiro C-5A levantou voo em 1968; seguiram-se 76 versões. Os Galaxy foram utilizados no Vietnam do Sul para entrega de material militar. Para esse fim, levantava a ponta dianteira e baixava-se o trem de aterragem,para diminuir a inclinação da rampa de acesso, que também se podia fazer pela retaguarda. Para repartir o peso em terra, o avião estava equipado com vinte e oito rodas. Mas no entanto os C-5 Galaxy estiveram no centro de polémicas económicas e políticas, tendo ultrapassado o orçamento inicial. Até ao aparecimento dos An-124, o C-5 foi a maior aeronave de carga do mundo.
Os aviões galaxy são super seguros e de uso da força aerea americana devemos lamentar muito a morte das 150 crianças vietnamitas mas devemos entender que essa explosão foi uma catastrofe.








Nenhum comentário:

Postar um comentário