quinta-feira, 25 de março de 2010

   AVIÃO C-5 GALAXY EXPLODE
Uma descompressão explosiva maciça a 7 mil metros de altura provocou a queda, ontem, nas proximidades de Saigon, do avião C-5A Galaxy, o maior do mundo, que transportava 150 crianças vietnamitas órfãs para os EUA.
Os aviões C-5galaxy são aviões cargueiros produzido pela empresa estadunidense Lockheed Martin, e usado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Em tamanho o Lockheed C-5 Galaxy só não excede o An-124 Ruslan e o An-225 Myria. O desenvolvimento do Galaxy começou no início da década de 1960 para atender ao requerimento CX-4.
A partir de 1960, com o aparecimento de reatores mais potentes, passou a ser possível criar um avião de transporte militar de tamanho gigante. O objectivo para a Lockheed era transportar no porão um peso de 115 toneladas durante 6000km, ou 65 toneladas durante 12000km, podendo utilizar uma pista 1200 metros. O primeiro C-5A levantou voo em 1968; seguiram-se 76 versões. Os Galaxy foram utilizados no Vietnam do Sul para entrega de material militar. Para esse fim, levantava a ponta dianteira e baixava-se o trem de aterragem,para diminuir a inclinação da rampa de acesso, que também se podia fazer pela retaguarda. Para repartir o peso em terra, o avião estava equipado com vinte e oito rodas. Mas no entanto os C-5 Galaxy estiveram no centro de polémicas económicas e políticas, tendo ultrapassado o orçamento inicial. Até ao aparecimento dos An-124, o C-5 foi a maior aeronave de carga do mundo.
Os aviões galaxy são super seguros e de uso da força aerea americana devemos lamentar muito a morte das 150 crianças vietnamitas mas devemos entender que essa explosão foi uma catastrofe.








Um comentário:

  1. Profitez de votre eau, profiter de votre vie. Nous offrant toutes sortes de salle de bains Accessoires salle de bain et robinets de cuisine pour vous. Consultez notre boutique en ligne et de trouver votre meilleur robinet ici: Robinet salle de bain

    ResponderExcluir